Cooxupé

Com mais de 85 anos de história, a Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda.) iniciou suas atividades em 1932, com a fundação de uma Cooperativa de Crédito Agrícola, transformada em 1957 em Cooperativa de Cafeicultores. A mudança aconteceu graças à sensibilidade dos primeiros cooperados às carências regionais. Naquele ano, a organização passou a ter a produção de café como seu principal produto. Logo em seguida, em 1959, a cooperativa já exportava seu café pela primeira vez.

Atualmente, a Cooxupé possui mais de 14 mil cooperados - 95% deles pequenos produtores que vivem da agricultura familiar - recebendo cafés produzidos em mais de 200 municípios nas regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro e Mogiana. Estes cooperados cuidam do café o ano inteiro com muita dedicação, técnica e respeito à natureza. E recebem continuamente da Cooxupé toda a orientação e suporte para a produção em suas lavouras.

Para os processos de armazenamento, preparo e torrefação do café, a Cooxupé possui um dos mais modernos complexos industriais para o beneficiamento do produto - o Complexo Industrial Japy - o que garante a manutenção da qualidade do café em todas as etapas.

Pensando na diversificação de seus negócios, a Cooxupé também possui projetos como torrefação própria, auxílio na produção, comercialização de milho, fábrica de rações, laboratórios para análise do solo, geoprocessamento, entre outros investimentos. Além disso, a cooperativa vem, ao longo dos anos, ampliando mercados como o de cafés especiais e certificados.

Torrefação

A Torrefação é a unidade da Cooxupé responsável pela produção de cafés torrados, moídos e em grãos. O início de sua história está registrado em 12 de setembro de 1984. Foi criada inicialmente para atender à demanda de cooperados e de visitantes da Cooxupé que ao serem servidos de um saboroso cafezinho, sugeriam que a própria cooperativa oferecesse o produto ao mercado, devido à sua alta qualidade, sabor e aroma do puro café.

Desde então a Cooxupé tem oferecido ao mercado cafés de qualidade, com origem e a garantia de uma das principais cooperativas de café do mundo.

O fornecimento de toda a matéria-prima para a Torrefação é feito pela própria Cooperativa, a qual tem Certificação ISO 9001, com validade internacional, para o processamento do grão verde.

Segurança do Alimento - FSSC 22000

A Torrefação Cooxupé possui o certificado FSSC 22000 para os cafés industrializados (torrado e moído). Esta certificação visa o monitoramento e controle dos riscos em todo o processo de produção (físicos, químicos e biológicos). Trata-se de uma das mais importantes certificações da indústria alimentar.

Vídeo Cooxupé Institucional