A Cooxupé nasceu da união de agricultores que acreditam que a cooperação transforma vidas e gera melhores resultados.
E essa filosofia tem guiado a cooperativa ao longo de seus 90 anos na busca constante pelo desenvolvimento sustentável das mais de 18 mil famílias que formam a cooperativa e a tornam uma das mais importantes do mundo no segmento.
Por meio do cooperativismo, pequenos produtores das regiões do Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Mogiana e Matas de Minas têm acesso à conhecimento, suporte técnico, insumos e tecnologia para otimizar a produção em suas lavouras, além de acesso aos mercados nacional e internacional para oferecer cafés de alta qualidade aos consumidores do Brasil e de mais 50 países.
É o resultado do trabalho de famílias que vivem da produção de café e cultivam a paixão por esta bebida tão especial. Paixão que é transferida de geração em geração e se transforma em cafés únicos para os apreciadores da bebida.
Para os processos de armazenamento, preparo e torrefação do café, a Cooxupé possui um dos mais modernos complexos industriais para o beneficiamento do produto - o Complexo Industrial Japy, em Guaxupé/MG - o que garante a manutenção da qualidade do café em todas as etapas.
A Torrefação, também situada na cidade de Guaxupé, é a unidade da Cooxupé responsável pela produção de cafés torrados: moído e em grãos. O início de sua história está registrado em 12 de setembro de 1984. Foi criada inicialmente para atender à demanda de cooperados e de visitantes da Cooxupé que ao serem servidos de um saboroso cafezinho, sugeriam que a própria cooperativa oferecesse o produto ao mercado, devido à sua alta qualidade, sabor e aroma do puro café. Desde então, a Cooxupé tem oferecido ao mercado cafés de qualidade, com origem e a garantia de uma das principais cooperativas de café do mundo.
A Cooxupé possui o Protocolo de Sustentabilidade Gerações, que realiza o treinamento e acompanhamento dos cooperados para adoção de práticas ligadas ao desenvolvimento sustentável. As ações visam a adequação às exigências ESG do mercado, ou seja, respeito com as pessoas, responsabilidade com o negócio, consciência ambiental e governança sólida e longeva.
A Cooxupé é reconhecida mundialmente por suas práticas de preservação ambiental. A produção responsável e consciente é um desenvolvimento constante da cooperativa junto a seus cooperados.
Produzir café socialmente correto é respeitar as pessoas envolvidas no processo de produção, garantindo seus direitos e qualidade de vida, além de criar impacto positivo na comunidade.
Além de ser uma grande paixão, a produção de café deve ser um negócio economicamente sustentável, ético e responsável, capaz de garantir e gerir as práticas sociais e ambientais.
A Cooxupé possui seu sistema de Gestão de Segurança do Alimento certificado FSSC 22000 para produção de cafés torrados e moídos. Esta certificação é uma das mais importantes da indústria de alimentos e visa o monitoramento e controle dos riscos físicos, químicos e biológicos em todo o processo de produção.
A Cooxupé faz parte do sistema “eu reciclo”, que garante a logística reversa das embalagens de todos os seus produtos. A logística reversa se baseia em uma série de procedimentos que são adotados para recolher e encaminhar pós-venda ou consumo as embalagens dos produtos para destinação ambientalmente correta.
Ao obter o selo “eu reciclo”, a Cooxupé também está investindo em uma rede de centrais de triagem de recicláveis de parceiros, dentre eles as cooperativas de recicláveis municipais, garantindo treinamento, equipamentos, estrutura e salários para os cooperados pertencentes a esse sistema.